Didi Chuxing, diretor da 99Food: 'Para ser um superapp na América Latina, é preciso ser um superapp no Brasil'
- LIDE Global

- 21 de out.
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Com investimento de R$ 2 bilhões, Didi coloca o Brasil no centro de sua estratégia e aposta no crescimento da 99Food para disputar o mercado de delivery.

Didi Chuxing, diretor-executivo da empresa no Brasil. (Foto: Divulgação)
A controladora chinesa Didi Chuxing está colocando o Brasil no centro de sua estratégia global, com planos de transformar a 99 em um superapp regional, afirmou Simeng Wang, diretor-executivo da empresa no país, em entrevista à Bloomberg Línea.
Após anos de expansão internacional, a Didi decidiu concentrar investimentos na América Latina, tendo o Brasil como principal mercado. “Para ser um super app de Latam, primeiro você tem que ser um super app no Brasil”, disse Wang. A companhia destinou R$ 2 bilhões para acelerar a operação, com foco na expansão da 99Food, serviço de delivery lançado para disputar espaço com o iFood.
Segundo o executivo, a 99 já é rentável no segmento de mobilidade, sua operação mais consolidada, e busca replicar o modelo no delivery de refeições, mercado avaliado em bilhões de reais. “O serviço é bom o suficiente para várias camadas de consumidores. Sem experiência, o preço sozinho não funciona”, afirmou.
A 99 também investe em serviços financeiros por meio da 99Pay, mas com uma estratégia mais cautelosa. “Fintech é um setor muito regulado. Não precisamos ser maiores que o Nubank ou o PicPay, temos nossos nichos e eles já são muito bons”, disse Wang.
Na frente de delivery, a companhia tem sido questionada por adotar contratos de exclusividade parcial com restaurantes, prática semelhante à de concorrentes. Wang defende que a medida é necessária para ganhar escala em um mercado concentrado: “É uma prática comum. Menos de 1% dos restaurantes têm exclusividade total. Para competir com quem tem 80% do mercado, precisamos construir densidade rapidamente”.
A 99Food já opera em cidades como São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro, com foco em melhorar a experiência de entrega e fidelizar usuários. Segundo Wang, a prioridade agora é consolidar o crescimento: “A 99Food é um trabalho de longo prazo. Leva um ou dois anos para expandir e mais tempo para consolidar. Mas acreditamos que, com escala e eficiência, a rentabilidade virá”.



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